Certificado Digital: Quem precisa ter um?

Com o avanço da tecnologia e a constante tentativa de golpes e falsificações no ambiente corporativo, o certificado digital se tornou uma ferramenta imprescindível nas movimentações empresariais. O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Ou seja, atualmente as principais atividades realizadas pelas empresas são realizadas por meio da certificação digital. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora – AC que segue regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Os certificados digitais são separados em tipos de acordo com os perfis de uso, os tipos mais utilizados são:

O e-CPF que é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica que o documento físico. Com o e-CPF pode-se acessar o eSocial, e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), consultar dados do IRPF, entre outros.

O e-CNPJ é o certificado digital para empresas, que possibilita a realização de transações online de maneira segura com validade jurídica. Com o e-CNPJ pode-se ter acesso ao Receitanet, Conectividade Social, assinar a Escrituração Fiscal, enviar a DIPJ (Declaração de Impostos de Pessoa Jurídica), entre outros serviços. Por lei, a certificação digital é obrigatória para empresas do Simples Nacional (SN) que têm contratados mais de cinco funcionários. Outras que são obrigadas a ter o certificado digital são as empresas emissoras de nota fiscal eletrônica (NF-e) e incusas no regime de tributação de lucro real ou lucro presumido.

A Time Control é um posto de atendimento para validação de Certificado Digital. Caso queira conhecer um pouco mais sobre os tipos de certificados e qual o tipo ideal para o seu negócio, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas pelo (41) 3035-5303.

Deixe um comentário