was successfully added to your cart.

A EMPRESA SEM PROPÓSITOS E O CARRO COM LIMPADOR DO PARA-BRISA QUEBRADO E SEM RETROVISOR

Uma empresa sem propósito é como um carro sendo dirigido em dia de forte neblina, mas com o limpador de para-brisa quebrado e sem retrovisor. Numa situação como essa, não se consegue ter uma visão do horizonte e a sensação do motorista e dos ocupantes do carro é muito desconfortável. Essa situação pode ser comparada a uma empresa onde o que importa são, somente, os resultados financeiros. Essa “miopia da gestão” direciona muitas empresas a focarem somente nos objetivos de curto prazo, não dando importância a outros fatores que garantirão sua sustentabilidade. Nas empresas guiadas por propósito, os resultados financeiros são encarados como consequências. Isso significa que há outros objetivos importantes a serem atingidos, definindo os caminhos que levam na direção dos objetivos e metas. Nestas empresas você irá pelo menos um objetivo evidenciando a importância das pessoas, dos processos, do cliente, da imagem e, claro, do resultado financeiro. Com os objetivos e resultados almejados estão claramente definidos é preciso certificar-se que eles serão alcançados. Metodologias de gestão por indicadores combinados com Sistemas de Gestão que disponibilizam dashboards gráficos auxiliam nessa tarefa. Numa outra analogia, o líder-gestor que não consulta seu painel de indicadores de tempos em tempos age como um motorista imprudente que decide ultrapassar sem olhar o retrovisor, a pista pode estar livre à sua frente mas ele pode ser atropelado pelo carro ou caminhão que vêm atrás.

Por Claudinei Alves, da empresa Audaz Estratégia.

Deixe um comentário